AgirAzul Revista 1992-1998

Todo o conteúdo editorial da publicação em papel

Clique aqui para Pesquisa nas Revistas 1992-1998

AgirAzul 4

Avaliação de 1992

O que foi o maior acontecimento de 1992! – Sobrará tempo?

Por José Antônio Lutzenberger

Haverá os que dizem que a Conferência das Nações Unidas no Rio de Janeiro, em junho de 1992, foi um fracasso. É verdade que não foram assinados convênios, tratados ou acordos realmente significativos e com força de lei internacional. O que foi assinado é fraco em conteúdo e em força de execução. Mas, foi desencadeado um processo de conscientização a nível mundial, cujas conseqüências são ainda imprevisíveis, porém irreversíveis. Em seu tempo, a Conferência de Helsinki, aparentemente, também nada ou pouco realizou, mas, em retrospectiva, podemos ver que desencadeou o colapso dos regimes repressivos do Leste.

A insistência no conceito de “desenvolvimento sustentável”, mesmo repetido apenas como slogan, ou como simples mantra por alguns demonstra que começa a surgir entre os poderosos a percepção de que a atual situação da Humanidade é insustentável.

Uns vinte por cento das populações humanas, no chamado Primeiro Mundo e incluindo os abastados no resto, vive um estilo de vida de consumismo despreocupado que leva a esbanjamento desenfreado de recursos irrecuperáveis e à demolição progressiva de todos os sistemas de suporte de vida no Planeta. A médio prazo, ou seja, durante a vida das crianças de hoje, este modo de vida levará a terríveis calamidades, muitas das quais já se vislumbram. No entanto, a doutrina econômica predominante, o desenvolvimentismo, prevê sua extensão até o mais remoto rincão.

A realizar-se esta pretensão, o desastre se adiantaria acelerado e, enquanto durar a situação atual, os outros oitenta por cento cairão cada dia mais fundo na miséria, o grande processo vital na Terra, único planeta vivo que conhecemos, estará terrivelmente avariado.

Está desencadeado o repensar de nossos dogmas. Supostamente “progresso” e “desenvolvimento” significariam mais felicidade para maior número, em um mundo mais sustentável, mais harmônico. O contrário está acontecendo. Em números absolutos, nunca houve tanta miséria, tanta insatisfação, nunca tanta devastação.

A glasnost e a Perestróica de nossa cultura industrial global apenas começam...

AgirAzul Revista 1992 / 1998 — Página Inicial com Busca

Pesquisa em todo o AgirAzul na Rede, incluindo período com conteúdos da EcoAgência de Notícias

Outros





© 1992-1999 / 2007/2008 / 2024  João Batista Santafé Aguiar - DIREITOS AUTORAIS - É proibida a reprodução total ou parcial sem permissão por escrito / por email do autor ou do detentor dos direitos. AVISO LEGAL - Eventualmente, os endereços informados, tanto os convencionais, como os eletrônicos como páginas web ou endereços de emails, serão os da época da publicação, não sendo mais funcionais, não havendo qualquer responsabilidade do Editor sobre o fato. Estes textos disponibilizados no AgirAzul Revista foram produzidos entre os anos de 1992 e 1998. Pessoas citadas poderão já não representar ou participar das entidades pela qual assinaram ou deram seus depoimentos ou mesmo já terem falecido. Eventualmente na versão para www.agirazul.com.br foram corrigidos erros de grafia e aplicação da língua portuguesa além de realizados alguns alertas sobre informações já ultrapassadas pelo tempo.  Quaisquer observações são bem-vindas.  Material revisto em 2024. Para outros conteúdos além das edições impressas, utilize o link para as pesquisas. O material pode ser referenciado (por link) em outros sites ou produção acadêmica — pede-se o envio de noticia da utilização. Notícias e reportagens atuais podem ser visualizadas no endereço www.agirazul.com.