AgirAzul Revista 1992-1998

Todo o conteúdo editorial da publicação em papel

Clique aqui para Pesquisa nas Revistas 1992-1998

AgirAzul 2

Reunião Anual da CIB

Gro Brundtland caça baleias em 1993

A Assassina Sustentável

Por José Truda Palazzo Júnior

A 44º Reunião Anual da Comissão Internacional da Caça da Baleia (CIB) transcorreu em Glascow, Escócia, 29 de junho a 3 de julho último. Apesar d idiotices que imprensa brasileira publicou, a CIB não autorizou a reabertura da caça baleias. E a Reunião Anual discutiu diversos temas cuja solução prévia é condição sine qua non para pensar em reabrir a caça: a crueldade dos métodos de matanças disponíveis, falta de um esquema de controle das frotas balceiras, alterações ambientais nos oceanos, e outros.

Mas a grande estrela da Reunião da CIB não estava lá, e só brilhou através de um recadinho sutil: a perua-mor do "desenvolvimento sustentável" e pseudo-ambientalista Gro Harlem Brundtland,primeira-ministra Noruega, mandou sua delegação na CIB avisar que seu país vai voltar a matar baleias em escala comercial em 1993 à revelia de qualquer decisão contrária da Comissão.

Uma vergonha? Não mesmo! Tudo perfeitamente explicável pela sofismática doutrina do desenvolvimento sustentável. Acompanhem o raciocínio: Gro é uma ambientalista muito séria. A Natureza é para o Homem. As baleias são um recurso. Os cientistas noruegueses dizem que matar baleias não ameaça as espécies. Logo, é legal e sustentável matar baleias. Não importa que Gro seja só uma burocrata mofada que só faz badalar seus modelitos gabinetes oficiais; que a Natureza possa direitos próprios; que as baleias tenham papel ecológico relevante nos oceanos e valores intrínsecos além de carne, óleo e farinha de ossos; que os cientistas não saibam nada sobre a biologia das baleias e só usem modelos estatísticos sem comprovação prática. Aí está um caso concreto da nova doutrina safada que Conferência do Rio e as quadrilhas de políticos criminosos como Gro querem entronizar como a Nova Ordem do Século XXI.

As baleias de Gro são sóo começo. Ouçam Flávio Perri dizer que o IBAMA não deve ser "fiscal" mas sim promover o "uso sustentável" dos recursos naturais. Vem aí, pelo mundo agora, Gilberto Mestrinho & jacarés, Fujimore & florestas, e outras coisas do gênero. A não ser que digamos todos, desde já, um NÃO definitivo à falácia sebosa do "desenvolvimento sustentável" e lutemos, ao contrário, por uma ética planetária.

AgirAzul Revista 1992 / 1998 — Página Inicial com Busca

Pesquisa em todo o AgirAzul na Rede, incluindo período com conteúdos da EcoAgência de Notícias

Outros





© 1992-1999 / 2007/2008 / 2024  João Batista Santafé Aguiar - DIREITOS AUTORAIS - É proibida a reprodução total ou parcial sem permissão por escrito / por email do autor ou do detentor dos direitos. AVISO LEGAL - Eventualmente, os endereços informados, tanto os convencionais, como os eletrônicos como páginas web ou endereços de emails, serão os da época da publicação, não sendo mais funcionais, não havendo qualquer responsabilidade do Editor sobre o fato. Estes textos disponibilizados no AgirAzul Revista foram produzidos entre os anos de 1992 e 1998. Pessoas citadas poderão já não representar ou participar das entidades pela qual assinaram ou deram seus depoimentos ou mesmo já terem falecido. Eventualmente na versão para www.agirazul.com.br foram corrigidos erros de grafia e aplicação da língua portuguesa além de realizados alguns alertas sobre informações já ultrapassadas pelo tempo.  Quaisquer observações são bem-vindas.  Material revisto em 2024. Para outros conteúdos além das edições impressas, utilize o link para as pesquisas. O material pode ser referenciado (por link) em outros sites ou produção acadêmica — pede-se o envio de noticia da utilização. Notícias e reportagens atuais podem ser visualizadas no endereço www.agirazul.com.